O curso tem como objetivos:  formar enfermeiros especialistas na área de cuidados críticos de saúde, aprofundar o conhecimento  cientifico com  a finalidade de  prestar cuidado de excelência ao paciente grave, capacitar enfermeiros para  atuar  na administração e assistência das Unidades de Cuidados Intensivos e Unidades de Emergências,  promover o amadurecimento profissional dos recém-graduados para enfrentar o mercado de trabalho, aperfeiçoar as relações interpessoais para atuar em equipes interdisciplinares; proporcionar  atividades da prática de Enfermagem embasada em conhecimentos técnico-científicos com elevado espírito ético e humanístico, dando-lhes segurança no desenvolvimento de suas ações cotidianas.

O enfermeiro egresso deve saber assistir o cliente adulto/idoso e seus familiares em situação crítica de saúde, atuando com assistência de enfermagem sistematizada, correlacionando conhecimentos teóricos e práticos; bom desenvolvimento interdisciplinar; facilidade no manuseio  da tecnologia dura  existente na unidade; postura crítica e reflexiva diante da assistência prestada.

Pontos fortes do curso:

*Primeira Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva do Norte-Nordeste com 60 horas semanais;

*Formação de especialista no cuidado ao paciente critico;

*Capacitação com senso crítico e  interação  multidisciplinar;

*Gerenciamento da unidade de atuação;

*Liderança da equipe sob sua responsabilidade;

* Atuação pautada no cuidado humanizado;

* Alta qualidade na formação dos egressos e a ótima  inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

Profa.Me. Lívia Magalhães
Profa.Me. Lívia Magalhães | Coordenadora

Mestre pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Pós Graduada em Terapia Intensiva e MBA em Gestão em Saúde. Atualmente é Tutora dos Cursos de Residência em Enfermagem Intensiva do Hospital da Cidade (HC), Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do HC e Assessora Técnica do Núcleo de Planejamento e Projetos do Instituto Sócrates Guanaes.

Ft.Flávia Olivieri | Coordenadora

Curso idealizado com o propósito de capacitar e qualificar fisioterapeutas em nível de especialização, preparando-os para a prática da fisioterapia hospitalar; despertar nos profissionais a importância do atendimento ético e humanizado dos pacientes hospitalizados; correlacionar o conhecimento teórico com o prático, fundamentado em estudos técnicos-científicos, proporcionando aos fisioterapeutas segurança  no desenvolvimento de suas ações cotidianas. Os egressos do Programa deverão ser profissionais capazes de correlacionar o conhecimento teórico com o prático e de oferecer ao paciente uma assistência humanizada, segura e atualizada, no contexto do Sistema Único de Saúde-SUS.

Pontos fortes: 

  • 13 anos de experiência no programa de residência em fisioterapia hospitalar;
  • Atividades práticas supervisionadas por preceptores com alta capacitação e especialização reconhecida pelo conflito;
  • Caráter de aprendizagem multiprofissional – treinamento em serviço concomitante com outros programas de residências médicas e de enfermagem;
  • Aulas teóricas e práticas no campo prático;
  • Discussão de artigos científicos atualizados;
  • sessões de discussão de caso clínico multiprofissional.