A Pesquisa é um conjugado de atos que objetiva a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área.

A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS) define a Pesquisa em Saúde como o conjunto de conhecimentos, tecnologias e inovações produzidos que resultam em melhoria da saúde da população.

A assistência à saúde debilitada e as práticas preventivas representam fatores               que interferem na distribuição e na ocorrência de doenças.

Em 2015, o Hospital da cidade, consciente da importância da pesquisa no âmbito da saúde,  e percebendo que o NEP já tinha uma dimensão mais ampla de atividades,  identificou que seria necessário um profissional que liderasse a pesquisa na instituição e desde então esse investimento vem sendo mantido institucionalmente.

Hoje, dentre os principais objetivos do NEP está a produção de pesquisa científica de qualidade na área da Terapia Intensiva, envolvendo os acadêmicos e as Residências Médicas e Multiprofissional. Para tanto, utiliza-se um banco de dados informatizado com a criação do Registro de pacientes críticos, desde agosto de 2015.

Desde agosto de 2015 diversos trabalhos de pesquisa já foram desenvolvidos  e a partir de 2016 já tivemos trabalhos apresentados internacionalmente.

Supervisor de Pesquisa NEP: Prof. Dr. Nivaldo Filgueiras | Dr. em Ciências da Saúde pela UNIFESP